Escrevendo sobre: AMOR, palavras, bobagens, dedicações, felicidade, música, moda, saúde, tristezas, presente, dia-a-dia, alimentação, novidades, coração, amizade, profissão, notícias, esoterismo, religião, baladas, viagens, alegria, emoção, carinho, animais de estimação, pais, família, FILHA, dedicação, futuro, desejo, sedução, ajuda, caridade, humildade, respeito... e muito mais!



10 outubro, 2005

Mais sobre religião... :) ...e sobre fds!

Ainda bem, que falar sobre minha religião me agrada. Eu não postei muito sobre o que eu sei, mas vou tentar colocar algo mais aqui hj. E graças a Deus que não criei nenhuma polêmica, pretendo ainda não criar!!!

Respondendo a dúvida da Micha. Lavar cabeça na Umbanda é um tipo de iniciação, assim como fazer seu santo no Candomblé, tb é uma iniciação. Sendo que, na Umbanda a iniciação é um tipo de batismo, como em igrejas, mas com água da cachoeira, que é considerada a água mais pura. E no Candomblé, é tb um batismo, mas é mais ritualístico, como eu ainda não fiz, não tenho como explicar como é, mas o que sei é que vc entrega seu Ori (cabeça) ao seu santo, e ele tomará conta de vc, te guiando e protegendo sempre, assim como um anjo de guarda, sendo que ele será o dono da sua cabeça, e vc terá toda força, proteção do seu orixá em vc.

Orixás são elementos da natureza, cada orixá representa uma força da natureza. Em resumo, quase todos os orixás tiveram uma curta passagem pelo nosso mundo, após fatos heróicos ou divinos, encantaram-se e retornaram ao céu, deixando para nós, segredos e ensinamentos, encurtando a ligação do material ao espiritual. Ligação essa, que nós preservamos e usamos não só para nós, mas também para as pessoas que nos procuram, mesmo sem ter ligações diretas com a religião.

Muitos acham que as pessoas de candomblé e umbanda não cultuam, oram, rezam, ou acreditam em Deus. Isso é pura besteira, nós acreditamos SIM em Deus. Acreditamos que nosso Deus "é o todo". E o todo é a natureza e seus integrantes, (animais, vegetais,homens,planetas,etc.). Ele é simbolizado por cada coisa que Ele criou, por isso Deus é o todo!!! Ele é unipotente, sábio, ele é perfeito, e por isso ele está em todos os cantos. Sempre escutávamos dizer, "Deus está dentro de nós", mas ele não está somente dentro de nós como tb em todas as coisas!!!

O Candomblé nasceu da necessidade dos negros escravos em realizarem seus rituais religiosos que no princípio eram proibidos pelos senhores de escravos. E para burlar essa proibição, os negros faziam seus assentamentos e os escondiam, preferencialmente fazendo um buraco no chão, cobrindo-os e por cima colocavam e dançavam para seus Òrìsà, dizendo que estavam cantando e dançando em homenagem àquele santo católico; daí. nasceu o sincretismo religioso, que foi abandonado mais tarde pela maioria dos adeptos do Candomblé tradicional, com o "término" da escravidão e mais concretamente quando o Candomblé foi aceito como religião com a liberdade de culto garantida pela Constituição Brasileira.

A Umbanda é a mistura do Culto aos Orixás, do Catolicismo e do Kardecismo, resultando numa religião Brasileira, que hoje em dia é até exportada para os países vizinhos, principalmente os do cone Sul, como Argentina, Paraguai e Uruguai, onde existem até confederações de Umbanda.
Foi o Caboclo das Sete Encruzilhadas ,em 16 de Novembro de 1908 ,no Rio de Janeiro ,que veio iniciar um novo tipo de culto que se chamaria UMBANDA e que "seria a manifestação do espírito para a caridade".

Bem gente é mais ou menos isso, espero que tenha tirada as dúvidas da minha amiguinha e de mais pessoas.

Vamus ao meu FDS:
Sexta: lanchinho da noite com minha filha e meu afilhdo no Bob's. Nada de mais, somente descansar!!!
Sábado: Levei minha filha em Rio das Ostras, na casa do pai. De tarde fui para o terreiro (como eu disse antes teve festa), ajudei nos últimos reparos da festa de Oxum. Hora da arrumação, maior loukura, coloca várias saias, e enchimentos, e pronto a baiana tava armada...rs!!! Muito lindo o culto a oxum, minha mãe oxum estava linda como sempre. Mas na hora de cantar pra Logun-Edé (orixá), eu passei mal, uia que medo, achei que ia bolar no santo (forma que se chama quando se incorpora um orixá no candomblé)!!! Mas fiquei bem, saí de lá, e fomos pra recepção. Teve um jantá, com direito a pagodinho...rsss. Que candomblé que não tem um pagode no final pra comemorar!!! Bem, foi muito bom, sambei até o dia clarear!!! Conheci muita gente nova, tios de santo do Rio, e de vários outros lugares!!! Pq nessas festa vem gente de tudo que é terreiro de candomblé!!! Foi tudo de bom!!! Pena que não tirei foto, se não postaria aqui!!!
Domingo: cheguei em casa 6 da manhã, e dormi até 2 da tarde!!! Fiquei em casa, e depois dar uma voltinha nos cavaleiros com meu afilhado!!! Depois casa, e cama...estava muito cansada, e precisa de mais um pouco de descanso!!!

Recadinho básico, pra não perder o costume!!! M.A. meu aluno...?!?!?!!! Rsss...gostei disso!!! Quando quiser poderemos conversar sobre tudo isso, e sobre o que vc quiser mais!!! Ah, eu tô com saudades!!!

Fico por aqui, tá muito grande isso aqui, mas com boas informações!!! Dita tb é cultura!!! Beijos no coração de todos!!!

Nenhum comentário: